ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Image

Há três anos resolvi abandonar a vida de funcionário de uma grande montadora automobilística e levar o conhecimento adquirido lá para as diversas empresas do mercado que não possuem um controle financeiro eficaz e que acreditam que não conseguem captar recursos no mercado.

Hoje, após estes três anos, conseguimos nos colocar como um player no mercado “serviços empresariais”.
Há um ano, juntou-se a nós o Sr. Leonardo Ramos de Oliveira, ex-executivo de finanças de grandes empresas, com experiência internacional e, a partir de então, a empresa tem apresentado um crescimento muito grande.
Este resultado devemos a vocês, empresários, que lutam para manter vivo um sonho de uma empresa sólida e sustentável.

Nesta coluna mensal, e o nome dela já mostra o objetivo, queremos assessorar o empresário a ter uma CULTURA FINANCEIRA em sua empresa.
O controle financeiro é um dos pontos principais de uma empresa. Perde em importância talvez para a área de vendas. Afinal, se não houver venda não há entrada de capital e a empresa está fadada a não se desenvolver e não se tornar competitiva.

Mas ter controle financeiro parece ser tão complicado???
Acredite, só parece!

São duas características essenciais que o empresário precisa para ter sucesso em sua empresa.

1ª Característica – A habilidade de Começar

Todo empresário / empreendedor, tenha ele já iniciado sua empresa ou não, precisa de um controle rígido dos custos de sua empresa. E um acompanhamento de seus principais indicadores de desempenho.

Óbvio não é?

Nem tanto. Uma grande parte dos empresários ainda vive no escuro com relação aos custos de sua empresa. Não fazem a menor ideia de como se comportam estes custos. E, por isso, muitas vezes, mesmo tendo um faturamento alto, necessitam recorrer aos bancos, para que a empresa possa sobreviver.

Por isso, se você ainda não tem o controle financeiro (minucioso) de sua empresa, inicie hoje. Não é somente a sua empresa que corre risco. É o seu sonho!

2ª Característica – A Continuidade

Por mais incrível que pareça, iniciar o controle financeiro não é a parte mais árdua do processo. A disciplina da continuidade é onde a maioria dos empresários peca. E por quê? Você deve estar se perguntando.
Porque, ainda mais em uma época como a que vivemos, o empresário precisa dar o maior foco possível na área comercial. Como disse anteriormente, se não houver vendas, não há receita e a empresa não sobrevive. Dessa forma, a análise das finanças da empresa torna-se simplesmente pagar as contas do dia, isso quando dá, ou seja, sem qualquer planejamento.
Portanto, a continuidade em analisar diariamente as finanças da empresa é a segunda, mas não menos importante, característica que o empresário deve possuir.

Você não terá as finanças organizadas da noite para o dia, fato. Mas a habilidade de começar e a disciplina da continuidade das análises farão com que, em breve, suas finanças estejam mais organizadas e, finalmente, com um planejamento adequado, com processos descritos e acompanhados diariamente.

Acredite, você terá mais tempo livre para dar foco no que for mais importante (“mais nobre”).

Não perca tempo!!!

Coluna: Cultura Financeira - Por Leonardo Ramos de Oliveira e Vinicius Ferreira Neves (Sócios-diretores da VF Neves Consultoria Empresaria

Administração, confiabilidade, Finanças, Credibilidade

Comentários